II Encontro Nacional de Mulheres do PSOL: Na luta contra toda forma de exploração e opressão!
Diante do acirramento da crise capitalista internacional, do congelamento dos salários e dos gastos com setores sociais, assim como do aumento significativo da violência contra a mulher, o Partido Socialismo e Liberdade não poderia se eximir de armar politicamente a sua militância para dar respostas às mulheres trabalhadoras.
O processo pré-Encontro Nacional de Mulheres, os Encontros Estaduais e municipais, tem mostrado a riqueza de acúmulo sobre a opressão de gênero que as companheiras do partido possuem. Ao mesmo tempo, constatamos a necessidade de que seja socializado e divulgado este acúmulo para o partido enquanto um todo e, principalmente, nas frentes de luta em que atuamos, como as entidades de representação dos estudantes, os sindicatos, movimentos populares, etc.
Lutar contra o machismo e o sexismo é fundamental para um partido socialista, inclusive dentro de suas próprias fileiras, detectando situações de assédio moral e intimidação contra as companheiras, para que sejam eliminadas e que de fato as mulheres tenham espaço igual ao dos homens no PSOL.
Estamos avançando na construção da luta contra a opressão de gênero, mas para isso o PSOL precisa expandir este debate para toda a sua militância, através dos núcleos de base, principalmente, de atividades de formação e divulgação de materiais específicos.
Leia a tese das mulheres da LSR – “Avançar sempre, retroceder jamais! A luta das mulheres é a luta da classe trabalhadora!”.
Estamos firmes na batalha contra o machismo, o capitalismo e toda a forma de exploração e opressão!