Manifesto do Movimento GLBTT Socialistas contra a corrupção e a homofobia na política

Nas últimas semanas o governo Lula foi desestruturado graças a graves denúncias de corrupção no seio do governo. Tudo começou em Maio, quando se verificou a existência de corrupção e propina nos Correios, que envolvia o deputado federal colorado Roberto Jefferson, e o partido o qual presidia na época, o PTB (este um dos principais partidos de sustentação do governo). Este não se deixou afundar sozinho, e revelou, no começo de Junho, a existência de um esquema chamado “mensalão”, no qual deputados do PL e do PP receberiam mensalmente uma quantia de R$ 30 mil do PT para votarem a favor dos projetos do governo, e que grande parte desse dinheiro tinha suas origens na verba pública.

De início todos negaram veementemente as acusações de Jefferson, mas os fatos, aos poucos, vieram à tona, como a existência do publicitário Marcos Valério, um dos operadores do “mensalão”, que foi avalista de transações milionárias com José Genoíno e Delúbio Soares (respectivamente Presidente e Tesoureiro do PT na época). Descobriu-se também que saques milionários eram efetivados das contas de Valério justamente nas épocas das maiores votações do Congresso nacional, como, por exemplo, da contra-reforma burguesa da Previdência, realizada em 2003. A crise foi tamanha que derrubou homens fortes do governo e do PT, como José Dirceu, Genoíno, Delúbio Soares, Silvio Pereira e outros. A bandeira da “ética” dentro do PT foi completamente destruída, ainda mais agora com a confirmação de Delúbio Soares de que o PT tem seu “Caixa 2”.

E enquanto um Deputado é comprado com R$ 30 mil por mês, o governo oferece um reajusto humilhante de 0,01% para os funcionários em greve! Enquanto um deputado recebe o seu “mensalão”, o governo não investe nada em políticas públicas contra as opressões específicas, como a homofobia, o racismo e o machismo.

Exemplo claro disso é o plano “Brasil sem Homofobia”, da secretária de Direitos Humanos, lançado em Junho do ano passado e que até agora não saiu do papel, assim como outros projetos sociais do governo. A comunidade GLBTT havia depositado muitas esperanças no governo do PT, pois este foi um partido pioneiro na defesa dos direitos dos não-heterossexuais, porém no governo o PT nada fez pelos homossexuais, bissexuais e transgeneros, assim como nada fez também para os demais setores oprimidos do País, preferindo suas alianças fisiológicas com o que há de mais atrasado na política nacional: PL de José Alencar e Bispo Rodrigues, PMDB de Sarney, PP de Maluf, Severino e Bolsonaro e PTB de Jefferson, antes aliado, agora algoz.

E justamente esses novos aliados do PT são os maiores reacionários na luta contra a comunidade GLBTT. O vice de Lula e ministro da Defesa, José Alencar, do PL, é um empresário evangélico que várias vezes já se opôs ao PCR (Projeto de Parceria Civil). Do mesmo partido temos também o famoso Bispo Rodrigues, da Igreja Universal e um dos beneficiados pelo “mensalão”, comandante da bancada evangélica no parlamento, que luta com unhas e dentes contra os direitos dos homossexuais. Essa bancada não só ataca as propostas progressistas como também lança várias reacionárias, como “tratamento psicológico para gays a nível nacional” ou “proibição do beijo entre pessoas do mesmo sexo”. Essa bancada também conta com o apoio incondicional de Severino Cavalcanti (PP), este resultado da política do “toma lá da cá” do governo.

Realmente não podemos esperar políticas públicas efetivas contra a homofobia por parte de um governo que se alia aos setores mais reacionários da elite brasileira. Também não temos ilusões na chamada oposição do PSDB/PFL, que sustentam a mesma política neoliberal e a mesma homofobia.

Como socialistas sabemos que mudanças verdadeiras só virão no combate ao sistema capitalista e por uma alternativa socialista de sociedade. A corrupção e a homofobia são inerentes ao sistema em que vivemos!

Portanto é essencial que todos participemos dos atos contra a corrupção do governo Lula, que estão sendo chamados em todo o País, e participemos também da marcha GLBTT que está sendo convocada para Novembro em Brasília, na luta contra a homofobia e a todas as formas de preconceito.

TODOS À LUTA!

Você pode gostar...