‘O Estudante em Construção’ na UFF Rio das Ostras

No início de 2010, o Coletivo ‘O Estudante em Construção’ começou a organizar um trabalho no PURO (Pólo Universitário Rio das Ostras) por entender a necessidade de um Movimento Estudantil que se colocasse contrário à precarização da Universidade.

Fizemos diversas reuniões com os estudantes do Pólo para pautar políticas diante da atual situação da universidade. Promovemos um primeiro debate sobre a criminalização da pobreza: “ECO Social: A Voz da Favela”, com o Alexandre Dias (militante da favela da Maré) e a professora Eblin, de Serviço Social do PURO.

Ainda no primeiro semestre participamos do 6º CO-NUFF defendendo uma interiorização de qualidade. No segundo semestre de 2010 fizemos um calourada com mesas sobre Cultura, Universidade e Conjuntura Nacional.

Participamos da Construção de um ato de estudantes do PURO, no qual ocorreu uma aula na Praça José Pereira Câmara. Após o ato fizemos uma caminhada até o PURO que culminou numa grande plenária. Depois disso, fomos com o conjunto de estudantes à prefeitura e conseguimos marcar uma audiência pública com o prefeito no Pólo para tratar da liberação do terreno para construção de mais salas de aula.

Fizemos um debate sobre o ENADE para os alunos de Serviço Social no qual a maioria dos estudantes optou pelo boicote à prova. Construímos o Plebiscito pela gratuidade da Universidade, contra os cursos pagos na universidade pública, inclusive promovendo um debate com professores do Pólo, já que o DCE não os promoveu no PURO.

Além disso, participamos também do Plebiscito pelo Limite da Terra colocando uma urna aqui no Pólo. Estivemos na Feira de Movimentos Sociais da UFF, além de participar do último Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB). Também estamos construindo um Fórum com os setores que defendem a universidade pública. Entre eles há lutadores independentes e os que compõem a Oposição de Esquerda na UNE e também a ANEL.

Este ano estamos construindo em Macaé o movimento contra o aumento das passagens, que foram de R$2,30 para R$2,50, um verdadeiro roubo. Além disso, construímos três debates para a calourada 2011 sobre os seguintes temas: Universidade, Planejamento Urbano e Enchentes e Movimento Estudantil, além de uma Oficina de Conto de Historias.

Essa é a luta do coletivo ‘O Estudante em Construção’ em Rio das Ostras. Junte-se a nós! 

Você pode gostar...