Responder à altura o ataque golpista em Brasília e no resto do Brasil! Barrar a extrema-direita com mobilizações de massas!
Os graves acontecimentos do dia de hoje (domingo, 08/01/2023) confirmam mais uma vez que o combate à serpente peçonhenta bolsonarista e a luta contra a extrema direita em geral continuam sendo uma tarefa central do movimento dos trabalhadores, do povo brasileiro e da esquerda. Esse enfrentamento deve ser feito nas ruas, pela mobilização de massas da classe trabalhadora. Não dá mais para esperar as instituições, como nos pedem desde as eleições.
A violenta invasão das sedes dos três poderes em Brasília pela turba bolsonarista com a cumplicidade e apoio do governo do Distrito Federal e outras autoridades precisa ser respondida à altura. Além de ser repudiada veementemente, ela precisa dar lugar à punição de todos os responsáveis.
É preciso cortar o mal pela raiz, responsabilizando as verdadeiras lideranças desse movimento golpista de extrema-direita, o que inclui o próprio Jair Bolsonaro, seu clã nefasto e seus aliados.
Para isso, não basta esperarmos uma ação na esfera apenas institucional.. É preciso mobilizar imediatamente na base os sindicatos, movimentos sociais, organizações da juventude e do povo oprimido brasileiro. Assembleias por local de trabalho, estudo e moradia podem e devem ser convocadas para esclarecer a gravidade da situação e convocar grandes manifestações que ocupem as ruas em todo o país, incluindo Brasília.
Uma grande demonstração de força da classe trabalhadora nesse momento, poderosa e bem organizada, servirá para intimidar a canalha bolsonarista e colocar contra a parede os setores que vacilam diante da gravidade dos ataques golpistas.
Além disso servirá para pressionar as instituições exigindo a punição imediata dos responsáveis, em particular seus dirigentes, e também reforçar a luta pela pauta da classe trabalhadora em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais e uma profunda transformação social.
A Liberdade, Socialismo e Revolução (LSR) se coloca ombro a ombro com todas as organizações da classe trabalhadora e os movimentos sociais na luta contra a extrema-direita bolsonarista em todos os espaços.