Sabesp demite dirigente sindical

Uma característica do governo Serra (PSDB) é o ataque ao movimento sindical, perseguindo e demitindo diversos ativistas e lideranças sindicais, a exemplo dos companheiros Brandão na USP, Dirceu Travesso da Nossa Caixa e de várias lideranças dos metroviários. Puro fascismo!

Serra e Gesner (presidente da Sabesp) querem eliminar delegados e ativistas para enfraquecer a organização sindical, impedindo que os trabalhadores se organizem e lutem a partir do local de trabalho.

A Sabesp demitiu o companheiro Ubiran Santos de Miranda (Bira). Ele é delegado sindical do Escritório Regional e Pólo de Barueri, e de Santana do Parnaíba. Além disso, foi diretor do Sintaema (2006 a 2008). É integrante da Oposição Alternativa de Luta e secretário geral da “chapa 2” na última eleição (por conta da suspeita de fraudes, as eleições do Sintaema estão em litígio e têm audiência marcada para agosto/09).

Temos clareza de que a demissão do companheiro Bira é política e faz parte da tentativa de eliminar a Oposição Alternativa da categoria por parte da atual direção sindical (CTB). Bem ao velho estilo stalinista que dominou o movimento sindical e político no século passado, onde burocratas se unem ao capital para “caçar” ativistas que julgam ser um empecilho ao seu projeto de permanência nos aparatos sindicais.

  • Exigimos uma campanha já, pela readmissão do companheiro Bira!
  • Não às retaliações de Gesner aos delegados de base e ativistas sindicais! 

Você pode gostar...