17 de maio: Dia internacional contra a homo-lesbo-transfobia

No dia 17 de maio de 1990, a homossexualidade foi retirada da classificação de doenças da OMS. Esse avanço marcou, simbolicamente, um dia de luta contra o ódio à comunidade LGBTT.

Um homossexual é morto a cada dia. 44% dos crimes homofóbicos resultantes em morte ocorrem no Brasil. Nos ultimo ano, foram registrados 312 desses crimes; 108 contra pessoas trans*, 53% contra pardxs e pretxs, 46% residiam no nordeste. Esse ódio também tem cor e endereço: são as classses marginalizadas, sem acesso a direitos básicos como saúde, educação e moradia; são as populações mais pobres que são expostas às opressões do estado em suas piores faces.

As pessoas trans* continuam sendo patologizadas e submetidas a um leque de violências institucionalizadas apenas para terem suas identidades reconhecidas! Seu acesso ao Sistema Único de Saúde é precarizado e burocratizado e dependentes de diagnostico de transtorno mental. As mulheres trans* são mais profundamente violentadas quando são negadas pelo mercado de trabalho e forçadas à situação de prostituição.

Nesse dia 17, gritemos basta!

  • Basta de violência contra nossos direitos, nossos corpos, e nossas vidas!
  • Pela despatologização das identidades Trans*! Pela aprovação da Lei de Identidade de Gênero João W. Nery!
  • Pela aprovação da PL 122, pela criminalização da homofobia!
  • Pelo ensino ao respeito à diversidade sexual e de gênero nas escolas públicas!

Você pode gostar...