Anúncio de aumento da passagem de ônibus em Natal convoca juventude às ruas novamente!

Foi anunciado mais uma tentativa de aumento da passagem de ônibus em Natal, mas o movimento foi às ruas e se mostrou preparado para barrar novamente!

Ano passado, a prefeitura e a SETURN tentaram, mas o aumento foi barrado com estudantes e trabalhadores na rua com uma grande mobilização. O movimento, intitulado “Revolta do Busão” foi massivo e mostrou uma juventude indignada com a situação do transporte público, refém das grandes máfias de transporte.

Esse ano foi anunciado novamente o aumento para R$2,40, dizendo inclusive que algumas empresas faliriam. Alegaram o reajuste salarial dos motoristas como forma de dividir a população, e buscar colocá-la contra os trabalhadores que reivindicam corretamente por um reajuste salarial, uma categoria com condições de trabalho precária, sobretudo após a fusão de linhas e fim dos cobradores. A data para aumento está aí: dia 18. Apresentaram uma planilha de custos, mas o aumento permanece injustificável, pois mostra os gastos mas não revela quanto dinheiro se lucra às custas dos trabalhadores e juventude que dependem de um transporte público precário diariamente.

O movimento ‘Revolta do Busão’ agilizou em recompor as suas forças. Pelas redes sociais foi agendada um ato para quarta-feira (15) e a indignação se fez tão presente quanto o ano passado: milhares na rua. Estima-se cerca de 3 mil pessoas, que organizaram manifestação pacífica com encerramento realizando “roletaço”. A SETURN, no entanto, covardemente retirou suas frotas de ônibus. O movimento seguiu em manifestação até ser recebido com uma repressão muito mais forte que a do último ano.

Apesar da repressão da polícia, foi significativo o apoio da população que pode ver a covardia da ação policial mandada pelo governo de Rosalba. É fundamental que a mobilização se mantenha, buscando unidade dos diversos setores organizados e a população em geral que está indignada com a passagem que só aumenta enquanto a qualidade só cai.

Cenas de Guerra – Imagina na Copa!

A polícia militar e federal mostraram, mais uma vez, a serviço de quem estão no poder.

Bombas de gás lacrimogênio, spray de pimenta e balas de borracha, afetando não apenas os manifestantes mas a própria população que estava nos pontos de ônibus e de passagem. Policiais com arma em punho adentrado um shopping em que muitos foram se esconder, além da cavalaria tentando passar por cima de manifestantes que também corriam.

 

Crédito: Vanusa Maria, militante e fotógrafa

Um verdadeiro exagero, tamanha estrutura para atingir manifestantes, em uma cidade que temos tantos problemas de segurança como o extermínio da juventude, sobretudo negra, violência contra a mulher e outros tantos problemas de violência que só crescem. Isso sem falar nos milhares de problemas na saúde, educação e no próprio transporte.

Nesta histórica quarta feira de Natal, a polícia de Rosalba e Carlos Eduardo estava muito bem preparada para proteger… a SETURN e a SEMOB. As máfias de transporte. Nem que isso custasse colocar em risco a vida de milhares, manifestantes e não-manifestantes.

Ainda não há uma estimativa mas foi possível observar muitos feridos. Há notícias de três estudantes que foram presos, mas as últimas informações é de que seriam liberados ainda hoje. Robério Paulino (candidato a prefeito nas últimas eleições pelo PSOL e militante da LSR) e outros militantes ao final da manifestação se dirigiram à delegacia para acompanhar o processo.

Mandatos a serviço das lutas!

Sandro Pimentel e Marcos, vereadores pelo PSOL, fazem parte da comissão que discute transporte na câmara de vereadores e logo que o aumento da passagem tornou um boato na mídia, ambos se posicionaram frontalmente contra e buscam, também via Justiça, barrar o aumento da passagem. Mas a manifestação não para no gabinete. Os mandatos do PSOL e do PSTU se fizeram presentes na manifestação, compondo a linha de frente de um cordão humano que se formou quando a tropa de choque se preparou para a truculência, em conjunto com outros manifestantes, incluindo militantes do PSOL, do PSTU, e professores da UFRN. Esses mesmo mandatos estão denunciando na câmara e se posicionando ativamente contra o aumento da passagem, mostrando seu papel de estar a serviço das lutas da juventude e dos trabalhadores.

Amanhã vai ser maior!

Mais do que revogar o aumento da passagem, defendemos o passe livre já, fim da dupla função dos motoristas, ônibus 24h e por uma empresa municipal dos transportes. O sentimento de grande maioria dos manifestantes não é de medo, mas de indignação profunda e necessidade de continuar. Temos plenária marcada do movimento ainda para essa semana, e um ato já agendado para segunda feira. Nós da LSR de Natal estaremos presente, colocando para além dessa pauta, a necessidade do movimento se manter ativo, em defesa do passe livre. Por enquanto, está decretado: a SETURN, Carlos Eduardo e Rosalba não terão sossego até barrarmos novamente o aumento. 

Você pode gostar...