Carnaval na Maré: Botando o Bloco na rua!

Ao longo desses 8 anos de existência, o Bloco Se Benze Que Dá se tornou conhecido dentro da Maré, ganhando notoriedade como instrumento de luta política, cultural e espaço de diversão.

Mais do que um desfile de Bloco de Carnaval, a passagem do Bloco, pelas ruas da Maré, consiste em um ato político de grande importância para militantes e moradores. Isso, pois reivindica o direito de ir e vir na Maré, o que atualmente está cerceado devido a rivalidade entre as facções do tráfico. Tal ato ocorre, tradicionalmente, num sábado antes e depois do Carnaval.

Excepcionalmente este ano o Bloco Se Benze Que Dá, desfilou somente uma vez, no sábado posterior ao Carnaval. Infelizmente, não contemplando assim comunidades que já tem nosso desfile em suas memórias.

Nesse ano de 2012, o Se Benze Que Dá desempenhou mais uma vez o seu papel de instrumento de luta política, agregando várias organizações e movimentos populares de diferentes bandeiras. Cartazes com diversas demandas e reivindicações populares, como: violência contra a mulher, violência policial, aumento das passagens, criminalização dos movimentos populares e nossas principais lutas, como o muro “da proteção acústica”, e pelo direito de ir e vir, eram levantados por moradores da Maré, amigos e militantes, pessoas que não somente querem desfilar, mas participar, aprender e fortalecer a luta popular por um mundo diferente.

Unificados pelas emoções, alegrias e a certeza de que barreiras estavam sendo transpassadas, saímos de Morro do Timbau (benzidos com nossos galhos de arruda e ritmados por nossa bateria), seguimos por ruas, becos e vielas contagiando com o nosso enredo as comunidades: Baixa do Sapateiro, Nova Maré, Nova Holanda, Parque Rubens Vaz até a Praça do Parque União cantando e tocando nosso SAMBA – http://migre.me/89qJT. Mais uma vez o recado foi dado, “Vem pra Rua Morador!”

Continuamos na luta pela diversão sem alienação e pelo direito de ir e vir – Se Benze Que Dá!

Anísio Borba, estudante de Ciências Sociais pela UERJ, morador da Maré e Integrante do Bloco Se Benze Que Dá.

Danilo Furtado, músico, poeta, morador da Maré e Integrante do Bloco Se Benze Que Dá. 

Você pode gostar...