Saúde do trabalhador está ameaçada!

altHá alguns anos a Prefeitura de Santos vem sucateando o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), uma unidade do SUS de Santos que recebe verba de R$ 30.000,00 por mês do Ministério da Saúde para ser referência regional em saúde do trabalhador no SUS.

Este sucateamento vinha sendo realizado através de um espaço inadequado para a instalação da unidade e pela falta de funcionários para desenvolver as atividades e serviços do CEREST. E isso ocorria mesmo com toda a verba recebida do Ministério de Saúde, que simplesmente não era utilizada!

Em 2005, após pressão do controle social, o CEREST conseguiu uma sede própria com um espaço adequado para o desenvolvimento de suas atividades, que foi reformada com a verba recebida e passou a funcionar em 2007.

Entretanto, há alguns dias, os trabalhadores do CEREST foram surpreendidos com a informação de que o CEREST iria ser transferido para outro imóvel pois o vizinho da atual sede havia solicitado a permuta com a Prefeitura de Santos da sede do CEREST por outro imóvel de sua propriedade. O vizinho, com isso, pretende ampliar a sua clínica oftalmológica particular.

Alguns trabalhadores do CEREST passaram a se mobilizar ao descobrir que esse novo imóvel não iria trazer benefícios para o serviço público. Atualmente, a localização na Av. Conselheiro Nébias permite que os usuários tenham acesso a pé a outras unidades de saúde do SUS onde eles normalmente necessitam de tratamentos complementares aos realizados no CEREST (como exames de imagem, ortopedistas, fisioterapia, etc). A atual localização também é privilegiada por ficar próxima de vários sindicatos de trabalhadores, que são os principais parceiros do CEREST, e que encaminham usuários para o serviço.

Com isso, ficam fortes indícios de que a Prefeitura de Santos, com essa permuta, está favorecendo um empresário da cidade, que conseguirá expandir sua clínica numa das áreas mais nobres de Santos, e está prejudicando os usuários do serviço público.

Um trabalhador do serviço que vinha tentando combater esse sucateamento do CEREST já sofreu represálias e foi transferido do serviço para outra unidade de saúde!

Convocamos os militantes do SUS, da saúde do trabalhador e os que lutam contra a utilização do serviço público para fins privados para se unirem nessa luta, e tentar reverter esse processo de sucateamento de um serviço público de saúde!

Contato:

E-mail: forumpopularsaudebs@gmail.com

Telefone: (13) 9167-7618 (Bel)

Entidades e Movimentos que já assinaram esse manifesto:

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos

Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos da Baixada Santista

Sindicato dos Bancários de Santos e Região

Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo

Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo

Centro Acadêmico Unificado da Unifesp Baixada Santista

CSP-Conlutas São Paulo

Intersindical

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo

Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia

Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem-Teto

Tribunal Popular 

Você pode gostar...