Nigéria: Campanha pela libertação de Daniel Akande!

Por ações de solidariedade para exigir a libertação de Daniel Akande e de todos os presos na repressão do Estado nigeriano

No domingo, 1º de setembro, o camarada Daniel Akande, membro da MSA (ASI na Nigéria), foi preso pela polícia em Abuja, capital da Nigéria. Isso faz parte de uma campanha de repressão do governo e da polícia após dez dias de protestos de massas no início de agosto.

A repressão e as prisões estão concentradas na capital, Abuja, bem como nos estados de Kaduna e Kano. Centenas de pessoas foram presas em três semanas, desde que o protesto #EndBadGovernancceProtest (pelo fim da má governança) terminou em 10 de agosto. Entre eles estão ativistas e socialistas.

Dez deles, incluindo Michael Tobiloba Adaramoye, do DSM, foram levados ao tribunal em 2 de setembro, e os documentos do tribunal (FHC/ABJ/CR/454/2024) apontam que o regime de Tinubu está buscando a pena de morte para todos eles por liderarem os protestos de trabalhadores e jovens para expressar sua oposição ao aumento da fome e da pobreza. Eles fazem isso com falsas acusações de traição e de conspiração para derrubar o governo.

Segundo relatos, os presos são torturados para dar nomes de outros ativistas, o que levou à prisão de Daniel Akande. Sabemos que outros camaradas estão na lista de pessoas a serem presas pela polícia, que está em uma tentativa desesperada de capturar mais organizadores e participantes dos protestos.

Sindicatos sob ataque

A principal central sindical NLC e seu presidente Joe Ajaero também estão sendo atacados. Sua sede central foi invadida e vandalizada pela polícia. Na semana passada, quando Joe Ajaero foi convocado pela polícia, o sindicato ameaçou uma greve nacional se ele fosse detido. Devemos conclamar os sindicatos a não abandonarem esses jovens da classe trabalhadora, a defenderem o direito de protesto como um direito democrático e a mobilizarem o apoio e a ação de solidariedade necessários para libertar todos os que foram presos, e também insistir na indenização de todos os que foram mortos pela polícia e por outros agentes de segurança durante o protesto.

As acusações contra os detidos são completamente infundadas, incluindo a acusação contra a NLC de “financiar o terrorismo”. Os ativistas presos também são acusados de receber dinheiro de fontes suspeitas no exterior. O governo também acusou o Sr. Povey, um cidadão britânico, de envolvimento em uma tentativa de golpe e o declarou procurado.

Essa campanha estatal se baseia tanto no medo do governo em relação aos protestos quanto em uma tentativa de mostrar força para criar medo e paralisar o movimento. Ainda não está claro até que ponto ela irá, com processos judiciais, sentenças etc.

Quando Tinubu se tornou presidente, em maio do ano passado, o preço de um litro de combustível era de 167 nairas, e um aumento de 300% para 670 nairas não contribuiu em nada para colocar combustível nos postos. Atualmente, há uma escassez terrível que fez com que o preço do litro subisse de 800 para 1.200 no mercado de rua não oficial, onde o combustível é mais fácil de ser adquirido do que nos postos de combustível! Os preços dos alimentos estão subindo de forma semelhante. O naira é a segunda moeda com pior desempenho no mundo. Uma série de greves, muitas delas adiadas pelos líderes sindicais, forçou o governo a aumentar o salário mínimo mensal de 30.000 para 70.000 nairas (40 euros). Isso ainda não foi implementado, e a maioria dos governadores nos estados foram citados dizendo que não podem pagar.

O MSA e todos os movimentos de trabalhadores e organizações solidárias estão realizando uma campanha para retirar as acusações e libertar todos os ativistas detidos.

Por favor, tome uma atitude solidária agora! Envie cartas de protesto à polícia e às autoridades

Envie mensagens de protesto para:

  • Escritório do Presidente Tinubu: info@osgf.gov.ng, info@statehouse.gov.ng
  • Polícia em Abuja: pressforabuja@police.gov.ng
  • Cópias para: nigeria.solidarity.campaign@gmail.com

MODELO DE CARTA DE PROTESTO

(versão em português abaixo)

Free Daniel Akande and all arrested!

On Sunday, 1 September, Daniel Akande, member of MSA (ISA in Nigeria) was arrested by police in Abuja, the Nigerian capital. We demand his immediate release, with all charges dropped.

We demand the release of all protesters arrested and held in custody since the #EndBadGovernanceProtest ended on August 10. In total hundreds have been arrested.

We are closely following events in Nigeria, where the huge price increases on fuel, transport and food caused mass protests this year, latest and largest in early August. We have also noted the new minimum wage not being implemented. 

The response of the regime under president Tinubu has been increased repression against activists and labour, with completely unfounded charges.

We urge labour, left wing and democratic grassroot organisations to engage and spread information and protests for the immediate release of all arrested. 

City and date: 
Names and organisation:

Libertem Daniel Akande e todos os presos!

No domingo, 1º de setembro, Daniel Akande, membro da MSA (ASI na Nigéria), foi preso pela polícia em Abuja, capital da Nigéria. Exigimos sua libertação imediata, com todas as acusações retiradas.

Exigimos a libertação de todos os manifestantes presos e mantidos sob custódia desde que o protesto #EndBadGovernanceProtest terminou em 10 de agosto. No total, centenas de pessoas foram presas.

Estamos acompanhando de perto os acontecimentos na Nigéria, onde os enormes aumentos de preços de combustível, transporte e alimentos causaram protestos em massa este ano, o último e maior deles no início de agosto. Também observamos que o novo salário mínimo não está sendo implementado. 

A resposta do regime do presidente Tinubu foi o aumento da repressão contra ativistas e trabalhadores, com acusações totalmente infundadas.

Pedimos que as organizações sindicais, de esquerda e democráticas de base se envolvam e divulguem informações e protestos para a libertação imediata de todos os presos. 

Cidade e data: 
Nomes e organização:

Você pode gostar...