Toda solidariedade aos trabalhadores da Guima
Em meio a uma pandemia, a empresa terceirizada da limpeza Guima Conseco, que presta serviço para a Companhia de Metrô de São Paulo, demitiu dezenas de trabalhadores de forma imoral, injusta e em muitos casos de forma ilegal chegando até a aplicar justa causa em alguns casos.
Nós da LSR sempre denunciamos a terceirização como uma forma de precarização do trabalho, e denunciamos todas as medidas de flexibilização e ampliação, que foram propostas em governos anteriores. Um serviço tão importante como da limpeza deveria ser de responsabilidade direta do metrô. Delegar a uma terceira é apenas uma forma de lavar as mãos em uma situação como essa.
Como já colocamos em outros materiais também, nesse contexto de pandemia, nenhuma demissão deveria ser permitida.
Dória e sua quarentena fake
Somos parte daqueles que acreditam que vivemos um período de grave risco a vida das pessoas, que a pandemia é coisa séria e atinge principalmente dos trabalhadoras e trabalhadores de setores precarizados como as tercerizadas da limpeza. Estamos entre os metroviários que defendem um plano de contingência do metrô que ajudasse a aumentar o índice de isolamento social. O Sindicato inclusive apresentou um plano pra empresa que permitisse a defesa da vida antes do lucro, que tantos falam mas poucos efetivamente defendem. Uma redução da frota do metrô impactaria diretamente a dinâmica da cidade e forçaria mais o isolamento.
No entanto, o metrô seguiu funcionando quase que normalmente, mesmo sendo um local de extremo potencial de contágio, e hoje, enquanto ainda atravessamos o pico de contágio, Dória anuncia uma flexibilização progressiva, que indica aumento no fluxo de pessoas.
Pela readmissão das trabalhadoras e trabalhadores demitidos
O serviço da limpeza deveria ser considerado essencial, especialmente nesse momento, pois é o que protege a nossa saúde, tanto de trabalhadores como de usuários do metrô, mas novamente na contramão das medidas necessárias a serem tomadas nesse contexto, com as demissões a equipe será reduzida, nos deixando ainda mais vulneráveis.
Defendemos a readmissão desses trabalhadores! Ao mesmo tempo, estamos apoiando uma arrecadação organizada por vários metroviários para ajudar eles a pagarem suas contas nesse período tão difícil de suas vidas.
Solicitamos transferência/depósitos na conta do responsável pela arrecadação.
Lee Flores Pires
Ag 3057-0 Cc 19.284-8
Banco do Brasil
CPF: 051015774-21
Para outras formas de ajuda podem entrar em contato com o número (11) 958771866 Lee Flôres.