Obituário: Gaetan Kayitare – lutador de classe, internacionalista, revolucionário

Sozialistische Alternative (SAV), a seção alemã do CIT, sofreu uma grande perda com a morte precoce do veterano dirigente do SAV, Gaetan Kayitare.

Gaetan jogou um papel central na construção do CIT na Alemanha desde 1982, e sempre fez grandes contribuições para a análise política e as perspectivas da organização. 

Gaetan, que morreu em 27 de fevereiro, estava em seus 60 anos. Nascido em Ruanda, ele não sabia a data exata do seu nascimento. Foi membro do comitê nacional do SAV, foi profissionalizado pela organização por muitos anos e delegado a vários congressos mundiais do CIT. Ele era uma personalidade proeminente e um lutador, que causava um grande e duradouro impacto sobre qualquer um que o conhecia.

Para muitos camaradas, ele foi um professor marxista no verdadeiro sentido da palavra. Ao relembrar Gaetan, muitos camaradas descreveram como se encontravam com ele regularmente para discussões sobre teoria marxista e sobre a história do movimento dos trabalhadores. Eles se desenvolveram como marxistas graças a esse homem, que tinha um senso de humor especial e um grande coração. Gaetan odiava a sociedade de classes, e ainda mais todas as tendências no movimento dos trabalhadores que se adaptavam ao capitalismo e queriam chegar a meios termos podres. Ele era um revolucionário principista e algumas vezes isso passava como teimosia, mas na verdade, na maioria das situações era clareza política. 

Gaetan também era um verdadeiro internacionalista, que participava regularmente dos encontros internacionais do CIT e que visitou várias seções nas últimas três décadas. Não sem surpresa, as notícias sobre seu falecimento rapidamente se espalharam por todo o CIT e logo chegaram condolências dos camaradas franceses e outras seções do CIT. Em 1998, Gaetan foi parte de uma delegação internacional do CIT à Escócia, na época em que se desenvolvia uma luta fracional nas fileiras da seção escocesa do CIT. 

Gaetan não era conhecido por ser muito diplomático! Ele sempre dizia abertamente o que pensava. Aos membros do CIT na Escócia que depois deixaram nossas fileiras, ele abertamente os alertou que terminariam no campo do reformismo. Infelizmente, ele provou estar correto. Mas, apesar das palavras francas e rudes de Gaetan, muitos com os quais ele debateu expressaram seu respeito por Gaetan.

Ele sofria de várias doenças e sua saúde se deteriorou constantemente nos últimos anos. 

Infelizmente, ele não cuidava de si mesmo como deveria ter feito e como os camaradas por muitos anos pediram que fizesse. 

Gaetan era um ativista de cada movimento e luta de Aachen (Aquisgrano), a cidade onde vivia desde os anos 1970. Após um dia de seu falecimento, chegaram condolências vindas de sindicalistas, membros do Die Linke (Partido de Esquerda) e até de social-democratas.

Gaetan será lembrado como uma pessoa única, um lutador classista principista, um revolucionário no melhor sentido da palavra e um verdadeiro amigo. 

O funeral de Gaetan será na tarde de domingo, 13 de março, e o SAV de Aachen realizará uma grande reunião comemorativa no mesmo dia. Camaradas que queiram comparecer ou enviar mensagens devem contatar o aachen@sav-online.de. Também foi lançado um apelo financeiro especial para financiar os custos da comemoração e ajudar os camaradas de Aachen a continuar as atividades políticas depois dessa grande perda.