Construir o Encontro Nacional da Juventude do PSOL
A juventude e os trabalhadores demonstraram no ano de 2007 uma intensa capacidade de luta e de resistência aos ataques promovidos pelas políticas do Governo Lula e dos governos estaduais e municipais. As mobilizações que ocorreram por todo país, greves do funcionalismo, a ocupação da reitoria da USP, que desencadeaou um processo de luta e ocupações em universidades por todo país, nos mostra que entre os trabalhadores e a juventude há grandes possibilidades para organizar a luta.
O PSOL é uma grande conquista para os trabalhadores e para a esquerda brasileira. A possibilidade de construir um partido capaz de reerguer as bandeiras históricas dos trabalhadores e recolocar a construção de uma sociedade socialista como alternativa, atraiu muitos jovens a engajar-se neste projeto. Um jovem partido de jovens, essa deveria ser a cara do PSOL.
Mas qual é a cara da juventude do PSOL? Qual é o programa de Juventude do Partido? Estas são questões que no interior do partido pode ter uma larga escala de variação de acordo com a corrente política. Na verdade, a Juventude do PSOL está mais próxima de uma federação de campos do movimento estudantil e ainda está distante de ser capaz de representar uma alternativa para organizar e tocar a luta com as centenas de milhares de jovens trabalhadores, que são os mais afetados pela exploração capitalista.
Falta de perfil para intervir nas lutas
A falta de um perfil e uma linha para atuação da juventude do partido fez com que durante o ascenso das lutas a partir da ocupacão da USP, o partido não estivesse preparado para dar as respostas necessárias para potencializar a luta. Outro exemplo importante foi durante a marcha à Brasília no dia 24 de outubro do ano passado, quando a juventude do partido se dividiu. Enquanto o setor majoritário pedia o Fora Renan, nós e outros setores estávamos no ato da Frente de Luta Contra a Reforma Universitária, em frente ao MEC protestando contra o REUNI e os ataques neoliberais do Governo Lula para o Ensino Superior.
No I Congresso do PSOL foi aprovada a realização de um encontro Nacional da Juventude para o início deste ano. Más até agora não há sinal de que realmente esse encaminhamento do congresso se concretizará.
Achamos fundamental que a juventude do partido realize este encontro e consiga elaborar um programa para intervir em todas as lutas concretas da juventude, que tenha poder de formular, em conjunto com a direção, o programa eleitoral do partido. Um programa que tenha claro a luta contra qualquer face da exploração capitalista, que consiga tirar um calendário de lutas e campanhas que o PSOL seja um instrumento para a construção dessas lutas, sendo referência para os enfrentamentos da juventude e da classe trabalhadora.