Ocupação na Zona Leste de São Paulo é legítima

altNa madrugada de 17 para 18 de Abril de 2010, cerca de 100 famílias organizadas no TERRA LIVRE – movimento popular do campo e da cidade, ocuparam um terreno na Zona Leste da capital de São Paulo. Essas famílias perderam suas casas e todos os seus pertences nas enchentes, de dezembro de 2009 e janeiro de 2010, ocorridas no Jd Pantanal, Zona Leste da cidade.

Na ocasião ficou evidente que a catástrofe não era natural. Por ordem do governo estadual, as comportas da barragem da Penha foram fechadas, inundando toda a região. Tal iniciativa foi uma ação deliberada para facilitar a retirada de famílias da localidade para a construção do Parque Linear Várzeas do Tietê.

Tanto o governo estadual quanto o municipal são responsáveis pelo problema na região. Para solucioná-lo, os governos devem implementar uma real política habitacional na qual as famílias que perderam suas casas recebam outra no lugar.

Essas famílias perderam tudo mas não a coragem de lutar.

Após a ocupação, os governos estadual e municipal enviaram a polícia para reprimir as famílias. Essas famílias não são criminosas. Esses cidadãos lutam para garantir aquilo que o Estado deveria fazer por obrigação. As famílias são vítimas das enchentes do governo Serra e não podem ser tratadas como criminosos. É preciso garantir uma outra moradia digna para todos.

 

Você pode gostar...