Eleições italianas: governo mais à direita desde Mussolini
Uma tempestade se aproxima
Estas eleições reafirmaram a profunda crise política na Itália. Com a menor participação dos eleitores na história republicana, está confirmado que o bloco de direita sai como a maior força parlamentar e o Irmãos da Itália como o maior partido nacional. Devemos nos preparar para o governo mais à direita desde a queda do fascismo. Imigrantes, pessoas LGBT+, mulheres e trabalhadores em geral estarão na mira. Temos que responder!
A miséria cresce
25,2% da população italiana está em risco de exclusão social. 5,6 milhões de pessoas vivem em pobreza absoluta. Mas enquanto nós lutamos para conseguir o sustento, os bancos e as grandes corporações obtêm lucros recorde. A direita lhes promete ainda mais benefícios fiscais, enquanto nos preparamos para um inverno duro com preços que sobem consistentemente.
Da raiva à ação
A disputa institucional mais uma vez está provando ser incapaz de impedir o avanço da direita. O Partido Democrático, o Movimento 5 Estrelas ou mais um tecnocrata não pode deter as forças reacionárias. Somente a classe trabalhadora pode realmente enfrentar a direita e as grandes empresas. Devemos tomar medidas para exigir medidas sociais e climáticas de emergência.
Vamos nos organizar!
Temos que nos organizar em nossas escolas, bairros e locais de trabalho. Nossa política deve recomeçar nas ruas, sindicatos, organizações comunitárias, coletivos de fábricas e movimentos sociais, todos têm um papel importante a desempenhar. Devemos dar voz aos milhões de jovens da classe trabalhadora que não se reconhecem neste sistema político. Nossas lutas têm raízes comuns e juntos podemos fazer a diferença.
Unidade na luta
Precisamos de um movimento que reúna todas as lutas da classe trabalhadora. Precisamos agir contra o racismo, o machismo, a LGBTQIA+fobia e todas as opressões. Precisamos defender nossos direitos e lutar por mais direitos. Salários, moradia, precariedade, custo de vida são todas as questões que nos unem. A exploração e a miséria que o capitalismo nos impõe exige uma luta comum e internacional.
Pelo socialismo
A classe trabalhadora detém as chaves da economia. Se ela quiser, pode pará-la. Os recursos para lidar com as crises estão disponíveis. Mas eles precisam ser libertos da lógica do lucro. Os capitalistas prosperam com o custo de vida, a opressão e a exploração. Nossa luta é por um socialismo revolucionário que coloque nossas necessidades acima dos lucros de uma minoria minúscula.
Junte-se a nós! Siga @ASI_Italia para ajudar a construir uma alternativa na Itália e no mundo