Socialismo no Século XX: o que deu errado?
Esse é o título do livro lançado em julho de 2008, durante o Congresso da Conlutas, em Betim, MG, por Robério Paulino. O autor faz um convite a todos, e em particular ao movimento socialista, à reflexão sobre as grandes conquistas, mas ao mesmo tempo sobre as dificuldades e os equívocos do socialismo no século passado. Baseado em sua tese de doutorado, defendida na Universidade de São Paulo, Paulino busca fazer um balanço global dos resultados da Revolução Russa e identificar as causas do colapso da União Soviética.
Além de buscar identificar as razões objetivas e subjetivas que levaram a experiência soviética, iniciada em 1917 com a Revolução Russa, a se afastar do projeto socialista original. Busca debater como essa experiência se transformou em degeneração burocrática e totalitarismo stalinista.
Anos finais da URSS
O livro aborda os anos finais da URSS, apontando os fatores políticos, econômicos e sociais que levaram à exaustão daquela formação. Em particular, o livro mostra como o regime ditatorial, a falta de democracia naquela sociedade e no processo produtivo travaram a modernização tecnológica da URSS, levando-a à estagnação e, posteriormente, ao colapso, como já alertara Trotsky nos anos 30.
O autor procura também, a partir de uma crítica rigorosa ao que se chamou de socialismo real, identificar as causas que levam as correntes socialistas atualmente, mesmo aquelas que criticam o stalinismo e continuam no campo revolucionário, a um grande sectarismo, à intolerância para com a diferença e para com a crítica e à dificuldade das correntes em chegar a acordos com as demais. Fator que contribui para o isolamento e a fragmentação da esquerda mundial.
Replantar o socialismo
A intenção do autor é também colaborar para toda uma reavaliação crítica e mudança da prática do movimento socialista hoje. O autor considera essa reavaliação uma condição imprescindível para que se possa replantar a utopia socialista na mente e nos corações de milhões de seres humanos, ou seja, voltar a reencantar a humanidade com o sonho de uma sociedade superior ao capitalismo, mais justa e livre.
Desde seu lançamento, o livro vem recebendo grande aceitação, tendo vendido mais de 400 exemplares em menos de dois meses, em eventos e livrarias. Já foram realizados vários debates e lançamentos em São Paulo, Uberlândia, Itajubá, Porto Alegre e Campinas, sendo que ainda estão agendados mais de dez outros eventos. Os próximos acontecerão São José dos Campos, em 18/09, em Natal, em 26/09.
O lançamento na Livraria Cultura em São Paulo, em 08/09, foi prestigiado por intelectuais importantes como Chico de Oliveira, Paulo Arantes, Osvaldo Coggiola e Leda Paulani. Em outubro será a vez de Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além da USP e da PUC, em São Paulo.