Nota do Luta Educadora sobre a vitória da Chapa 1 nas eleições do ANDES-SN

O coletivo Luta Educadora comemora a vitória da Chapa 1 “ANDES-SN Autônomo e de Luta” nas eleições ocorridas entre 09 e 10 de maio. A vitória desta chapa, que conta com a participação de alguns de nossos militantes, expressa a rejeição da base do ANDES-SN à política de conciliação de classes, ao oportunismo daqueles que, anos atrás, buscaram construir o PROIFES e à tentativa de transformar um sindicato autônomo e de luta em mais uma correia de transmissão da CUT e do PT.
A vitória da chapa 1 mostra que a categoria reivindica as lutas que o ANDES-SN vem travando contra toda e qualquer retirada de direitos da classe trabalhadora, venha de onde venha. Assim como o ANDES-SN manteve-se na linha de frente das lutas contra os ataques ao Regime Jurídico Único, às tentativas de transformação de IFES em organizações de direito privado, bem como a diferenciação entre ativxs e aposentadxs durante os governos de FHC. Também lutamos contra a Reforma da Previdência do governo Lula em 2003, contra as políticas de austeridade implementadas por Dilma Rousseff e contra todas as medidas implementadas pelo governo ilegítimo de Michel Temer.

Nos estados, temos atuado ombro a ombro com trabalhadores que tem resistido bravamente aos ataques e ao aliciamento de privatização das IEES, com destaque às universidades fluminenses, potiguares, baianas e paraibanas.
Enquanto a chapa 2 busca transformar o ANDES-SN em mais uma correia de transmissão das necessidades políticas do lulopetismo, a chapa 1 defende a construção de um sindicato combativo, isto é, sabemos que a única forma de lutar contra a retirada de direitos, a política de austeridade fiscal e os ataques da burguesia nas mais diversas frentes é pela organização e pela luta da classe trabalhadora.
Esta importante vitória da chapa 1 assegura a manutenção da construção de um sindicato protagonista no processo de recomposição da organização da classe trabalhadora, o que se expressa na construção de organismos, como a CSP-Conlutas, que podem contribuir para a superação da CUT – hoje uma entidade completamente burocratizada e aparelhada pelo sindicalismo de negociação defendido pelo PT – e no apoio político real aos principais movimentos sociais combativos, dentre eles o MTST e o Terra Livre.

Sabemos que a vitória da chapa 1 manterá o ANDES-SN nas ruas e nas lutas contra as reformas do golpista Michel Temer e por uma educação pública, gratuita e socialmente referenciada. Por isso, hoje comemoramos a vitória da chapa 1.

Você pode gostar...