Solidariedade à familia de Jean Charles de Menezes, este crime é inaceitável

Queremos manifestar em primeiro lugar nossa irrestrita solidariedade à família e aos amigos do brasileiro Jean Charles de Menezes, nesse momento de extrema dor e angústia.

O assassinato de Jean Charles cometido barbaramente pela polícia de Londres na semana passada merece o mais veemente repúdio de todo o povo brasileiro.

Jean Charles, de 27 anos, era eletricista e era mais um dos milhares de trabalhadores brasileiros que vivem fora do país para tentar ganhar vida e dar melhores as condições de existência à sua família aqui no Brasil. È o resultado da brutal crise social e da crueldade do modelo econômico do capitalismo “globalizado”,que empurra em todo o mundo milhões de trabalhadores e jovens para fora dos seus próprios países.

Jean Charles foi assassinado com 8 tiros após estar rendido, foi “confundido” com um suposto terrorista autor dos atentados em Londres. A resposta da polícia de Londres ao “equívoco” foi dizer que vai continuar atirando primeiro e perguntando depois. Isto é inaceitável.

Vê-se que a política do governo de Tony Blair é duplamente criminosa: mantém a ocupação de tropas no Iraque de forma incondicional ao lado das tropas norte-americanas (guerra e ocupação responsáveis por centenas de milhares de mortes nos últimos dois anos naquele país) e agora dissemina a repressão indiscriminada contra todo o trabalhador imigrante em nome da “guerra ao terrorismo”.

A condenação que fazemos aos atentados brutais nos ônibus e estações de metrô da capital inglesa, ações lamentáveis e provocativas que atingem basicamente trabalhadores, estudantes, imigrantes e gente do povo, não nos faz perder o foco de que a responsabilidade por esta guerra sem fim é da política de agressão e ocupação militar executada e patrocinada pelos governos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, que agora vão se voltar de forma ainda mais odiosa, assassina e preconceituosa contra os trabalhadores imigrantes que vivem em seus países.

Reiteramos nossa solidariedade irrestrita aos familiares de Jean Charles. Colocamos nossos mandatos a disposição para uma campanha internacional de denúncia deste crime e de exigência de justiça para a família de Jean Charles.

Exigimos do governo brasileiro que aja com soberania nesse episódio, exigindo do governo britânico uma rigorosa investigação deste crime, repudiando a política de perseguição e verdadeiro extermínio de trabalhadores imigrantes e rompendo relações diplomáticas com o governo de Blair diante da manutenção da política de “atirar primeiro nos imigrantes suspeitos”.

Apoiamos ainda todos os esforços e mobilizações da comunidade brasileira em Londres para exigir a apuração deste crime inaceitável.

Heloísa Helena — Senadora PSOL

Geraldo Mesquita — Senador PSOL

Luciana Genro — Deputada Federal PSOL

Babá — Deputado Federal PSOL 

Você pode gostar...