Solidariedade internacional: trabalhadores em greve contra privatização no Paquistão

Reproduzimos abaixo um apelo dos trabalhadores do setor de telecomunicações do Paquistão. O governo avança na direção da privatização do setor. Os trabalhadores estão em greve e milhares deles ocuparam a sede administrativa da empresa de telecom. Existe a discussão sobre o início de uma greve de fome.

A situação é crítica, pois todos sabemos o caráter repressor do regime de Musharraf (uma ditadura pró-EUA utilizada na recente guerra contra o Afeganistão, etc) e o significado que teria uma vitória contra as políticas neoliberais numa luta protagonizada pela classe operária em um país como o Paquistão.

Pedimos as(aos) companheiras(os) sindicalistas enviem mensagens de apoio e solidariedade. O texto original do apelo em inglês em formato pdf encontra-se no sítio da Campanha: www.turcp.org

Apelo de solidariedade aos trabalhadores paquistaneses do setor de telecomunicações lutando contra a privatização

Campanha pelos direitos sindicais – Paquistão (TURC-P)

Para: parlamentares, sindicalistas e movimentos sociais

61 mil trabalhadores paquistaneses do setor de telecomunicações iniciaram greve total contra a privatização

Caros irmãos e irmãs,

O governo Musharraf começou um ambicioso programa de privatização de 1,7 bilhões de dólares para vender as empresas que permaneceram ainda sob o controle do Estado. A jóia da coroa para os grandes empresários locais e internacionais é a Pakistani Telecommunications Ltd (PTCL) que tem um lucro anual de 323 milhões de libras. Se a privatização se efetuar 50% da força de trabalho pode ser mandada embora. Trabalhadores que mantiverem seu trabalho perderão os benefícios de saúde e educação que recebem para eles e para suas famílias. O sistema de telefones nas áreas rurais, onde a maioria da população vive no Paquistão, será reduzido pelos novos donos pois esse setor da indústria não é lucrativo.

Em razão disso, semanas atrás, 61 mil trabalhadores do setor de telecomunicações iniciaram uma série de manifestações para mobilizar a oposição contra a privatização e o apoio à melhoria nos salários e condições de trabalho. Eles também fizeram greve de duas horas todos os dias. Essa ação foi organizada por um comitê, o Trade Union Action Commitee, que reuniu nove fortes sindicatos e assim unificou todos os sindicatos com representação na empresa PTCL.

A campanha pelos direitos sindicais (Trade Union Rights Campaingn – Pakistan) foi criada para combater a privatização, o enxugamento estatal e as políticas do Banco Mundial e do FMI. A TURC-P também luta pelo direito de organizar sindical no local de trabalho e contra todos as leis anti-sindicais implementadas pelo regime de Musharraf.

A administração chamou para negociar em duas ocasiões, mas não fez nenhuma concessão. Os trabalhadores do setor de telecomunicações vêem essa batalha como de importância vital para salvar seus empregos e condições, mas também para outras partes do setor público. Depois do fracasso da última rodada de negociações, os trabalhadores iniciaram uma greve total para barrar os planos de privatização do governo. Quatro mil trabalhadores ocuparam a administração do PTCL em Islamabad e disseram que não sairão até o governo retirar seus planos de privatização.

Ativistas sindicais já estão sofrendo pressão da polícia e do exército para desistir da ação. É possível que o governo e a administração do PTCL tentem destruir a greve nos próximos dias. Então estamos pedindo cartas de solidariedade e apoio para todos os parlamentares, sindicatos e movimentos sociais para serem mandadas rapidamente para o seguinte endereço eletrônico: turcpakistan@yahoo.com

– Parem a privatização, cortes e enxugamento

– Parem o massacre de 30 mil empregos

– Não à globalização imperialista, ao FMI, ao Banco Mundial e à OMC.

– Pela abolição da IRO 2002, da política trabalhista 2002, e pela remoção do decreto 2000-1 e outras leis anti-sindicais.

Saudações de luta,

Azad Qadri

Organising Secretary, Trade Union Rights Campaign – Pakistan National Deputy Secretary General Lions Unity Union

Lala Muhammad Hanif

National Organising Committee Trade Union Rights Campaign – Pakistan / Secretary General Lions Unity Union

Malik Maqbool Hussain

Secretary General Lines Staff Union / Trade Union Rights Campaign – Pakistan

Haji Khan Bhatti

President Company Lines Staff Union, Trade Union Rights Campaign – Pakistan

Você pode gostar...