XIV Congresso da Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais
Nos dias 25 e 26 de julho, em Belo Horizonte, foi realizado o XIV Congresso da Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais, filiada à CSP-Conlutas.
O Movimento por Independência e Democracia na Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais, do qual militantes da LSR fazem parte, participou deste Congresso com a presença de delegados dos sindicatos dos metalúrgicos de Itajubá, Itaúna, Jacutinga e Três Marias.
O debate principal no primeiro dia foi sobre conjuntura nacional. Neste ponto, apontamos que foi um erro o posicionamento da direção majoritária da Federação e da CSP-Conlutas contra a construção pela base de um Encontro Nacional dos Movimentos Sociais em Luta no começo do ano para unificar e coordenar as lutas que foram realizadas no primeiro semestre.
Além disso, defendemos a necessidade de combinar a campanha salarial dos metalúrgicos de Minas Gerais neste segundo semestre com a construção de um Dia Nacional de Luta ,contra a criminalização das lutas e dos movimentos sociais. Esta proposta foi aprovada no dia seguinte como resolução. Infelizmente, a proposta de resolução apresentada por nós de se garantir no mínimo 30% de mulheres na direção da Federação não foi aprovada.
Este congresso também elegeu a nova direção da Federação para os próximos dois anos. Nós, do Movimento por Independência e Democracia na Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais, lançamos uma chapa de oposição criticando principalmente o hegemonismo e a ausência de democracia interna, situação implementada por sua direção majoritária.
Após a votação, conquistamos três companheiros na direção ampla, sendo que um destes fará parte também da coordenação executiva. Além disso, elegemos um companheiro para o conselho fiscal.