Lançamento do novo núcleo PSOL Serramar-RJ

O núcleo do PSOL na região de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu surge em 2006, a partir de militantes do partido como Benoni Alencar morador de Rio das Ostras e funcionário do Fórum da cidade, militante histórico do combate a Ditadura Militar e do professor do município de Rio das Ostras na época morador de Casimiro de Abreu Luciano da Silva Barboza, além de estudantes secundaristas e universitários e de trabalhadores da área de transporte.

As primeiras reuniões acontecem entre agosto e setembro de 2006, meses que antecedem a eleição presidencial, e suas primeiras reuniões tem o caráter de organizar a militância para a campanha eleitoral daquele ano. Destaca-se que fora montado um comitê de campanha pró Heloísa Helena, mesmo antes da fundação do núcleo, a partir das contribuições dos militantes.

A ideia de formar o núcleo de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu em comum, veio da necessidade de fortalecer a luta dos trabalhadores da região de forma unificada, pois a população de ambas as cidades transitam entre elas cotidianamente para trabalhar.

Acreditamos que os partidos políticos amplos com ideais marxistas como o PSOL, devem ajudar na recomposição da luta da classe trabalhadora após a traição feita pelo PT (que implementa o neoliberalismo no Brasil em colaboração com a burguesia a 9 anos). Com esta ideia, o núcleo que luta para organizar um partido socialista na região, fez seu I Curso de formação política no dia 15 de novembro 2006.

Esta atividade serviu para discutir as ideias do Manifesto Comunista, do programa do PSOL, do governo Lula e dos movimentos sociais. Destaca-se a crítica feita por todos do nosso núcleo sobre a forma de campanha eleitoral feita pela direção do partido naquele momento, entendemos as dificuldades do momento inicial partidário, porém não aceitamos algumas falas na imprensa da nossa candidata a presidente Heloisa Helena, pois às vezes suas falas contrariavam o próprio programa do partido, além disso, a ênfase no debate de questões morais às vezes pareceu dissociada das lutas tocadas pelos trabalhadores em seus locais de trabalho.

Na nossa região abordamos as pessoas discutindo, pessoa a pessoa, os males do neoliberalismo e do pagamento da dívida externa. Esta atuação fortaleceu nossos ideais e os novos militantes se filiaram durante o I curso de formação política do PSOL na região, acreditando neste tipo de partido, ou seja, em um partido de militantes.

A construção do PSOL como partido socialista e democrático, para nós não pode ser um mero exercício de retórica, e por isso construímos uma contribuição ao I Congresso do PSOL realizado entre 7 a 10 de junho de 2007, debatendo com um profundo sentimento de respeito às diferentes colocações dos membros do núcleo.

Acreditamos que o socialismo só pode ser construído em um ambiente de respeito mútuo e de debate de ideias. A construção da sociedade socialista de amanhã, depende da participação ativa e consciente dos militantes de hoje. Uma cultura participativa e democrática é elemento essencial para combatermos o individualismo defendido pela sociedade burguesa e a possível burocratização interna do partido.

O núcleo aprofundou seus debates e reforçou sua ideia de que o PSOL deve servir como polo de atração através da crítica ideológica contra o sistema, como uma contra cultura permanente que ataca os aparelhos ideológicos da burguesia. No interior, percebemos que a desinformação é um dos nossos maiores adversários, e por isso organizar cursos de formação política são fundamentais para atrair novos militantes e consolidar nossa militância.

No dia 30 de setembro 2007, o núcleo realizou seu II Curso de formação política. A atividade marcou a adesão de novos militantes ao PSOL. O curso teve como pontos de debate: “O que é o Socialismo e Liberdade?”, “A resistência à Globalização Neoliberal”, “Governo Lula e o neoliberalismo”, “Movimentos Sociais no Brasil”.

Em 2010 fizemos uma reorganização completa do núcleo a partir da entrada de importantes militantes após a campanha presidencial do Plinio de Arruda Sampaio nosso candidato desde as previas internas do PSOL, o que posteriormente gerou a unificação com o valoroso núcleo do PSOL de Macaé, formando o núcleo PSOL SERRAMAR, composto por militantes de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé, que já fez no dia 29 de janeiro de 2011 uma Oficina de (In)formação Política com o tema “O que é e por que formação política?”.

Acreditamos que estas atividades são fundamentais para fortalecer um PSOL formado pela base, onde todos compreendem a importância do debate teórico para ajudar na nossa pratica política. Na nossa pratica politica estamos militando sindicalmente no Sindserv e SEPE de Rio das Ostras, além disso temos militantes atuando no movimento estudantil do Polo Universitario da UFF de Rio das Ostras. 

Estamos agora fazendo um lançamento público do NOVO NÚCLEO PSOL SERRAMAR que será dia 29 de abril, sexta, a partir das 18h no PURO, Rua Recife, s/n, Jardim Bela Vista, Rio das Ostras, seguido de uma Roda de Samba, para comemorarmos nosso início de caminhada juntos na região. Esperamos conseguir com isso divulgar nossas idéias e convidar novos militantes para juntar-se a nós nessa difícil tarefa que é construir um partido de luta e não um partido meramente eleitoral.