Valdir, Gleison e Denis, presentes! Justiça e reforma agrária, já!
Nota de repúdio, pesar e solidariedade diante dos ataques ao assentamento Olga Benário!
Um ataque armado no assentamento Olga Benário, em Tremembé (SP), vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), na noite do dia 10/01, provocou a morte de três companheiros e deixou mais cinco feridos.
Entre os mortos está o companheiro Valdir Nascimento, o Valdirzão, liderança histórica dos sem-terra do Vale do Paraíba e um lutador reconhecido de todas as causas da classe trabalhadora. Junto com ele, foram assassinados os irmãos Gleison Barbosa, o Guegue, e Denis Carvalho, ambos assentados do Olga Benário. Entre os atingidos ainda há feridos graves.
Valdir e seus companheiros lutavam há muito tempo contra as ameaças, ataques e tentativas de invasão do assentamento promovidas por setores privados e políticos da região interessados apenas na especulação imobiliária e fundiária.
Essas mortes não podem ficar impunes. Os criminosos covardes que assassinaram os companheiros precisam ser identificados e devem pagar por seus crimes, assim como os mandantes e verdadeiros interessados na eliminação de militantes como Valdir, Guegue e Denis.
Junto com isso, uma resposta efetiva diante desse crime é o avanço real das políticas de reforma agrária, com desapropriações, assentamentos e a regularização fundiária e políticas públicas que favoreçam as famílias de assentados, como no caso do Olga Benário em Tremembé.
Valdir Nascimento, Gleison Barbosa e Denis Carvalho, presentes!