Indústria farmacêutica coloca o mundo em perigo
A vereadora socialista de Seattle e militante do Socialist Alternative (ASI nos EUA) está colocando para votação na Câmara de Seattle uma resolução demandando que o governo Biden pare de bloquear a quebra de patentes das vacinas contra Covid-19. Abaixo um texto enviado pelo seu mandato.
Pessoas queridas,
A rápida disseminação de vacinação está no centro da estratégia de profissionais da saúde pública para parar a propagação do vírus da Covid-19. Mas globalmente, há profundas e chocantes desigualdades de acesso à vacina. Isso está colocando inúmeras vidas em sérios riscos. Grandes empresas farmacêuticas com fins lucrativos, com a permissão do governo Biden, estão bloqueando a quebra de patentes que permitiriam países pobres (antigos países colonizados) produzirem a vacina contra Covid-19!
A indústria farmacêutica está obtendo lucros obscenos, vendendo 87% de todas as vacinas para países ricos, onde uma pessoa a cada quatro receberam vacinação até o momento. Enquanto isso, em países pobres, somente uma a cada 500 pessoas receberam a vacina contra Covid-19! Isso está colocando em risco a vida de bilhões de pessoas. Além disso, pode levar a uma futura ressurgência do Coronavírus, incluindo novas linhagens em países ricos.
O governo Biden pode ajudar a resolver o problema imediatamente quebrando a patente das vacinas. Esse pedido é apoiado por centenas de organizações, incluindo Médicos sem Fronteiras e a Human Rights Watch. O Secretário Geral da ONU, Antônio Guterres, disse que “Uma vacina contra Covid-19 precisa ser vista como um bem universal, uma vacina do povo.”
É por isso que na segunda feira, 26 de abril, meu mandato apresentará uma resolução para votação na Câmara de Seattle, para se somar às mais de 400 organizações convocando o governo Biden a realizar a quebra das patentes para vacina contra Covid-19. As pessoas acima dos lucros!
Considerando que bilhões de dólares de lucros da indústria farmacêutica estão em jogo, vamos precisar de um forte movimento popular que aumente a pressão para cima de Biden e do establishment dos democratas para que respondam a essa justa demanda! As pessoas trabalhadoras precisam se levantar, mundialmente, em solidariedade umas com as outras. Temos que reconhecer que as leis no capitalismo – incluindo as leis do mercado mundial – são feitas para maximização dos lucros da elite em todos os países, às custas da classe trabalhadora, especialmente no sul do mundo.
Ao invés da quebra de patentes, o governo Biden está tentando explorar as desigualdades, recentemente concordando em compartilhar as vacinas excedentes com o México, mas somente se em troca o México contiver a emigração para os Estados Unidos.
Os argumentos de que as empresas farmacêuticas merecem esses lucros massivos como recompensa pela inovação ou que eles são necessários para desenvolver futuras vacinas e tratamentos não tem base na realidade. Essas mentiras egoístas convenientes da elite capitalista ignoram, entre outras coisas, a dependência esmagadora das corporações farmacêuticas com fins lucrativos no desenvolvimento de tecnologia com financiamento público e na dedicação e trabalho duro de pesquisadores que levam para casa seus modestos salários. Por exemplo, Katalin Kariko, uma das heroínas no desenvolvimento da tecnologia mRNA para as vacinas, passou sua carreira indo de laboratório em laboratório, apoiado por financiamentos do governo, nunca ganhando mais do que 60 mil dólares por ano.
É claro, grandes indústrias lucrando da miséria humana não é nada novo. Quando a tecnologia médica reduziu consideravelmente o risco da Aids, levou quase uma década antes de países do sul global como África do Sul se beneficiarem com ela. Isso não foi por causa de qualquer fator técnico mas por causa do monopólio das patentes. Exemplos similares são abundantes, bem como com o preço da insulina, e o preço de remédios que tratam a fibrose cística e a tuberculose, para ilustrar o significado global desse tema. A epidemia dos opióides nos últimos anos é ainda um exemplo trágico das farmacêuticas lucrando às custas das pessoas comuns, e a falência desse sistema de saúde baseado no lucro como um todo.
Não é também uma coincidência que, mesmo apesar de quase 80% dos democratas votarem apoiando o Medicare for All (saúde pública para todos), o establishment dos democratas estão completamente comprometidos com os que lucram com a saúde, e são notoriamente contra essa demanda popular. Em 2018, por exemplo, os cinco membros do Congresso que compõem os cargos de direção do Comitê Nacional de Campanha dos Democratas receberam quase 3 milhões de dólares em doações da indústria da saúde para suas candidaturas.
A política do governo Biden de bloquear a quebra das patentes é um enorme presente para a indústria farmacêutica e a classe bilionária em geral, às custas das pessoas comuns no mundo todo. Outros bilionários poderosos, como Bill Gates, também dependeram muito das proteções de propriedade intelectual para acumular suas riquezas. Precisaremos de um movimento do povo para passar a resolução na Câmara de Seattle e pressionar o governo Biden para permitir a quebra de patentes da vacina contra Covid-19 e colocar a saúde e as vidas de bilhões de pessoas do mundo todo acima da incessante ganância das empresas farmacêuticas e dos bilionários.
Espero estar ao seu lado nessa luta. Por favor contate o meu mandato se você, seu sindicato ou movimento popular quiser ajudar a gente a ganhar essa resolução na Câmara!
Solidariedade,
Kshama Sawant