Kshama Sawant denuncia a violência da extrema direita no Capitólio e convoca sindicatos, movimentos sociais e socialistas a se organizarem para derrotar a extrema direita

“A terrível demonstração de violência da extrema direita que testemunhamos hoje na capital é um lembrete assustador de que mesmo que Trump tenha perdido a eleição, o trumpismo e a extrema direita estão crescendo… Trump e sua base reacionária se recusam a aceitar o resultado de uma eleição democrática… Precisamos construir uma resistência de massas e lutar pelo Medicare for All [acesso universal à saúde pública], pelo New Deal Verde [plano de investimentos e empregos sustentáveis], e por um real controle democrático da polícia.

A declaração a seguir foi publicada pelo mandato de Kshama Sawant, a vereadora socialista de Seattle, militante da Socialist Alternative, seção estadunidense da Alternativa Socialista Internacional.

A terrível demonstração de violência da extrema direita que testemunhamos hoje na capital é um lembrete assustador de que mesmo que Trump tenha perdido a eleição, o trumpismo e a extrema direita estão crescendo. Trump e sua base reacionária se recusam a aceitar o resultado de uma eleição democrática. A Socialist Alternative e o meu mandato se colocam em solidariedade com todos que lutam contra a direita, e com todos que acabaram se encontrando no fogo cruzado no Capitólio, incluindo zeladores, trabalhadores do setor de serviços, membros das equipes dos gabinetes, entre vários outros.

Espero que todos que estejam em Washington nesse momento, corretamente ansiosos e assustados, fiquem em segurança. Devemos nos apoiar uns nos outros enquanto classe trabalhadora, e contar com nossa solidariedade. Meu mandato apoia os contra-protestos pacíficos que estão sendo chamados por trabalhadoras e trabalhadores, e pelos socialistas, como parte de uma luta de resistência imediata a essas ações da direita. A única defesa real é um movimento de massas, a organização massiva das pessoas trabalhadoras, dos sindicatos, dos movimentos sociais e dos socialistas, para acabar com a extrema direita!

A polícia, em cidade após cidade, brutalizou os protestos pacíficos em defesa das vidas negras no último verão, em nome “da lei e da ordem”. Onde estão esses supostos defensores da lei e da ordem quando a extrema direita comete uma onda de atos aterrorizantes?

Esse motim em particular irá terminar, e essa eleição em particular será legitimada, mas o ‘vigilantismo’ da extrema direita que podemos ver agora é somente o começo, a não ser que trabalhadoras e trabalhadores se organizem. Esses são os primeiros dias de um potencial movimento de extrema direita, que muito possivelmente terá seu próprio partido político.

A violência de extrema direita no Capitólio é o resultado não só de Trump, mas também do completo fracasso do establishment democrata de se impor contra os seus ataques à classe trabalhadora de qualquer forma significativa. Hoje mostrou que simplesmente não temos tempo para ir empurrando mudanças reais com a barriga. Precisamos de um partido da classe trabalhadora. Precisamos construir uma resistência de massas, e lutar pelo Medicare for All [acesso universal à saúde pública], pelo New Deal Verde [plano de investimentos e empregos sustentáveis], e por um real controle democrático da polícia. Sindicatos, associações de comunidades, socialistas, ativistas, e todos devemos lutar por essas demandas, para construir uma alternativa poderosa ao populismo falso e perigoso de Trump, e para derrotar a direita.

Você pode gostar...