Repúdio à violência sobre a deputada estadual Isa Penna
Nós, Mulheres da LSR/PSOL, declaramos publicamente nosso repúdio nosso repúdio a Fernando Cury, que assediou sexualmente a deputada Isa Penna durante sessão do plenário da Alesp. Nos solidarizamos com a companheira e oferecemos nosso apoio na luta contra toda forma de opressão. É um absurdo que isso aconteça, principalmente dentro de um espaço que deveria prezar pelo cumprimento da justiça e a garantia dos direitos das mulheres, mas infelizmente tem se constituído como local de naturalização das estruturas machistas da nossa sociedade. Esse cenário também é intensificado pela falta de seriedade na luta contra o machismo.
Sabemos que essa violência contra a deputada não é um caso isolado. Nossas companheiras têm sofrido dia a dia vários tipos de violência de gênero. Constantemente lutamos contra um sistema sociopolítico que coloca as mulheres numa posição de propriedade, tendo nossas vidas como um bem, nos reduzindo a corpos disponíveis a serem violados, violentados e humilhados.
Precisamos urgentemente denunciar todos os tipos de violência, mostrar a todos e todas a nossa realidade.
Exigimos a responsabilização do deputado Fernando Cury e que haja também a promoção efetiva de combate a todo tipo de violência contra as mulheres.
Nos solidarizamos também com a companheira Mônica Seixas, deputada estadual em São Paulo, que foi agredida verbalmente durante a sessão plenária desta quinta-feira por defender a companheira Isa Penna da acusação de instrumentalização da pauta da violência contra a mulher.
Seguimos juntas, Isa e Mônica. Eles não irão nos calar!