2º Encontro de Formação com a juventude camponesa Terra Livre na região sudoeste de Goiás
O Coletivo de Educação e formação do Movimento Terra Livre realizou nos dias 9, 10, 11 e 12 de outubro de 2010, no Pré-assentamento 7 de setembro município de Lagoa Santa/GO, um encontro de formação com a juventude dos pré-assentamentos: 1º de maio, 7 de setembro, Ícaro e Nova conquista.
Cerca de 20 jovens com idade entre 12 a 25 anos, do pré-assentamento 7 de setembro, Ícaro, Nova Conquista, e 1º de maio. Encontraram-se no pré-assentamento 7 de setembro/Lagoa Santa – Goiás para participar do 2º encontro de formação realizado pelo coletivo de educação e formação do Movimento Terra Livre.
Durante os quatro dias a juventude participou ativamente das rodas de conversa sobre a realidade da juventude nas áreas de reforma agrária, colocando os problemas enfrentados por eles no cotidiano. Também estudaram a vida e importância dos mártires (Rosa Luxemburgo, Che Guevara, Zumbi dos Palmares e José Porfírio) para nossa luta.
A juventude também teve a oportunidade de estudar sobre a formação do Brasil, e a necessidade de construção do poder popular através da organização, formação e luta de classes para superar o modelo hegemônico que predomina na nossa sociedade.
Foi trabalhada também com a juventude uma oficina de stencil, que tinha como objetivo dar a oportunidade dos jovens dominar essa técnica para sistematizar suas experiências e se expressar.
Foi fundado nesta atividade o coletivo da juventude camponesa Che Guevara.
A juventude camponesa Che Guevara participou em Lagoa Santa de uma atividade de formação realizada pela coordenação estadual do movimento, com o objetivo de conquistar mais simpatizantes e militantes da luta pela reforma agrária, para organizar novos acampamentos e lutar pela conquistas de novas áreas na região, a juventude foi convidada pela coordenação para falar aos participantes sobre o trabalho de formação, os participantes da atividade mostraram bastante entusiasmo com a proposta de formação da juventude.
A coordenação do coletivo da juventude camponesa Che Guevara se reuniu para discutir a organização e funcionamento do coletivo assim como da agenda das próximas reuniões.
A juventude foi parabenizada pela realização do plebiscito pelo limite da propriedade, o qual fizeram através de um grande esforço, cumprindo assim o compromisso assumido no primeiro encontro.
A militância é feita de sacrifício e dedicação, muitas vezes nos questionamos se vale à pena, mais se somos capazes de nos sacrificar quando necessário e nos dedicar integralmente a militância assim com certeza a juventude se tornará dirigente.
Por fim o encontro foi finalizado com um grande almoço coletivo.