Nós precisamos de seu apoio! Apelo financeiro público da ASI 2021
Precisamos de seu apoio – financiamento pela base para enfrentar o sistema
Caros amigos(as) e apoiadores,
O período em que entramos – a “Era da Desordem” – traz consigo uma polarização acentuada da sociedade e apresenta à classe trabalhadora e oprimida muitos perigos em todo o mundo. A atual pandemia de Covid-19 põe a nu as desigualdades brutais criadas pelo capitalismo. O vírus continua a devastar muitas partes do mundo, especialmente na América Latina, África e Ásia, com uma dramática falta de oxigênio e de vacinas que exacerbam desnecessariamente o número de mortes. Muitos países capitalistas avançados, por outro lado, acumularam vacinas e estão usando esses estoques para se dedicar ao “imperialismo vacinal”. Desde que Biden tomou posse, a nova guerra fria entre a China e os EUA não diminuiu de forma alguma, refletindo, entre outras coisas, no aumento das tensões em torno de Taiwan com uma ameaça real de conflito militar. Além disso, a classe trabalhadora e oprimida sofre em guerras e conflitos regionais e através do agravamento da crise climática, sendo os grupos mais vulneráveis geralmente os mais duramente atingidos.
Ao mesmo tempo, porém, este período oferece uma grande variedade de oportunidades para a classe trabalhadora como um todo, bem como para nossa organização socialista revolucionária. Desde a revolta em Belarus até as rebeliões de massas em Mianmar e na Colômbia e a revolta do povo palestino – a classe trabalhadora está cada vez mais acordando e apontando o caminho. O método da greve geral está cada vez mais tomando o centro das atenções, as pessoas discutem estratégias e táticas em assembleias populares e na maioria dos lugares esses movimentos estão superando as divisões étnicas e sectárias semeadas pelas classes dirigentes. A Alternativa Socialista Internacional (ASI) está ativa em mais de 30 países em todo o mundo e tem intervindo nesses movimentos e lutas com camaradas nos territórios e através de campanhas de solidariedade nas mídias sociais, apoiando essas lutas e apresentando nossas ideias políticas.
Qual é o nosso foco político? O trabalho atual da ASI em poucas palavras
Nossa seção em Israel-Palestina interveio no conflito atual, que é marcado por repetidas guerras desiguais e contra o terrorismo de Estado em andamento contra o povo palestino, de forma muito diferenciada. Exigimos um Estado palestino socialista com Jerusalém Oriental como sua capital e uma transformação socialista de Israel como parte de uma confederação socialista no Oriente Médio. Somente uma luta de massas pela libertação nacional e social pode oferecer uma saída. A revolta da juventude palestina e a greve geral indicam como esta luta poderia ser desenvolvida e expandida para todas as comunidades palestinas dentro das fronteiras de 1967 e 1948 e em toda a região.
Através de campanhas de solidariedade nas mídias sociais, nossa Internacional tem sido capaz de intervir nas revoltas em andamento em Mianmar e na Colômbia e de estabelecer contatos locais.
À luz dos ataques aos direitos democráticos em Hong Kong e da crescente repressão na China, a ASI lançou, juntamente com nossa seção em China/Hong Kong/Taiwan, a campanha Solidariedade Contra a Repressão na China e Hong Kong. O objetivo desta campanha independente, que se opõe a ambos os lados na guerra fria entre os EUA e a China, é difundir a consciência do que realmente está acontecendo na China e em Hong Kong, para mobilizar a solidariedade das pessoas comuns, de trabalhadores e da juventude.
Outros pontos centrais de nosso recente trabalho são a Campanha de Solidariedade a Kshama para lutar contra a retirada de nossa vereadora em Seattle, a campanha Juventude Contra o Racismo e a Desigualdade na Irlanda, bem como nosso trabalho no território em Bessemer, Alabama, onde temos ajudado a construir a luta da BAmazon por várias semanas contra truques sujos da empresa, o que nos permite extrair algumas lições chave para a luta pelo #UnionizeAmazon. Além disso, continuamos nosso trabalho do feminismo socialista, incorporando-o em nossa prática diária, bem como especificamente com a ROSA Internacional e nossos coletivos da ROSA nas seções. Para novembro, estamos planejando uma intervenção internacional na cúpula climática da COP26 em Glasgow e uma campanha climática em torno dela que enfatize a necessidade de propriedade pública, planejamento democrático e greves econômicas reais.
Precisamos de seu apoio – financiamento pela base para enfrentar o sistema
Para vencer as lutas e batalhas contra as classes dominantes, a classe trabalhadora e oprimida precisa de suas próprias organizações, estruturas e finanças. Em termos de recursos financeiros, estamos obviamente superados – a Forbes informou recentemente que a riqueza combinada dos bilionários do mundo aumentou em 5 trilhões de dólares durante a pandemia.
Mas se nos movermos coletivamente e de forma decisiva, podemos, mesmo assim, vencê-los, como demonstramos na eleição municipal de Seattle, em 2019. A candidata de nossa seção dos EUA, Alternativa Socialista, Kshama Sawant, foi reeleita apesar do financiamento empresarial, que gastou mais de US$ 4,1 milhões para comprar a câmara municipal (dos quais só a Amazon pagou US$ 1,5 milhão). Isto só foi possível através de uma dura campanha de base, envolvendo milhares de voluntários, trabalhadores e pessoas comuns que ganharam o apoio de uma maioria substancial dos sindicatos de Seattle, juntamente com uma série de importantes apoios.
Pedimos, portanto, que nos apoiem com uma contribuição financeira que nos ajudará muito a continuar a fortalecer e melhorar ainda mais nosso trabalho político e lutar por um futuro melhor para todos nós.
Este é também o ponto em que queremos agradecer todo o apoio que já recebemos e estamos recebendo no momento: Obrigado pelas inúmeras assinaturas de nossos jornais, doações e pelo apoio às nossas campanhas e candidatos que concorrem a cargos eletivos – tudo isso é de grande ajuda para nosso trabalho político. Agora, estamos lançando um apelo financeiro internacional com uma meta de 150 mil euros. Este apelo fará parte de nosso evento político de formação em julho – a Universidade Marxista Virtual, que ocorrerá entre 20 a 25 de julho. No ano passado, mais de 1,5 mil pessoas participaram deste evento, tornando-o o maior encontro da ASI até o momento – esperamos números ainda mais altos este ano. O apelo em si fará parte do comício de encerramento no dia 25 de julho, que será transmitido publicamente no domingo, 25 de julho, às 14h, horário de Brasília.
150 mil euros é uma meta ambiciosa, refletindo nossos planos ambiciosos de intervir em lutas em todo o mundo neste novo e explosivo período.
É necessário que financiemos desta forma para cobrir os custos de produção de nossas publicações e outros materiais, para cobrir os custos de viagem pós-pandemia de nossos organizadores internacionais, trabalho de solidariedade internacional, para apoiar movimentos e lutas em várias partes do mundo, para pagar por equipamentos que precisamos para realizar nosso trabalho e para alugar nossas sedes, entre muitas outras coisas.
A Alternativa Socialista Internacional é diferente das organizações políticas do establishment, pois não recebemos apoio financeiro de grandes empresas ou de doadores ricos, nem do Estado capitalista. Ser independente desta forma é muito importante – defendemos os interesses das pessoas comuns, da classe trabalhadora, não da elite rica. Arrecadamos dinheiro através de doações da base de pessoas como vocês que nos apóiam e concordam com nossas idéias.
Você pode considerar fazer uma doação de [10, 20, 50, 100 ou 200 euros] para nos ajudar a atingir nosso objetivo e continuar nosso trabalho em todo o mundo no próximo período? Você pode fazer uma doação [aqui].
Agradecemos antecipadamente, em solidariedade.