Sri Lanka: Candidato e ativistas do Partido Socialista Unido aprisionados sob acusações falsas
Apelamos para que se façam protestos pelo fato de bandidos pró-governo serem usados mais uma vez para silenciar a oposição
O principal candidato do Partido Socialista Unido (USP, em inglês) para as eleições legislativas de província em 14 de fevereiro, Murugesh Chandiran, e dois outros ativistas do USP, foram levados sob custódia até 16 de fevereiro pelo magistrado de Nuwara Eliya sob acusações falsas.
Membros do Congresso dos Trabalhadores do Ceilão, partido governista, ameaçaram e insultaram verbalmente Chandiron depois que ele realizou uma reunião pública bem-sucedida presidida pelo camarada Siritunga Jayasuriya, Secretário Geral do USP. Uma discussão verbal seguiu-se então entre os dois grupos e depois disso um dos membros do CWC foi ao Hospital Nuwara Eliya, alegando que ele fora atacado pelo camarada Chandiran e outros.
A policia inicialmente prendeu os três mencionados acima e dois membros do CWC, mas liberou esses últimos depois de registrarem suas declarações. Chandiran e os dois outros foram levados perante o Magistrado na segunda, 2 de fevereiro, e ficarão presos até dia 16.
Esse é um caso claro de vitimização de ativistas socialistas e de inclinação da polícia para com o CWC, que é um parceiro da aliança dirigente. O CWC está totalmente desacreditado entre os trabalhadores rurais tamis nas montanhas (o partido se diz representar os tamis) centrais e seus líderes estão desavergonhadamente apoiando a guerra assassina perpetrada pelo governo do presidente Rajapakse no norte do país.
Esta é outra tentativa descarada de silenciar os críticos do governo e negar-lhes o direito democrático de contestar a política dos partidos dirigentes. Exigimos a libertação imediata de Murugesh Chandiran, Selliah Thevendran e Murugesh Selvendran para que possam fazer seu trabalho eleitoral para a eleição.
Por favor, envie protestos para:
• Presidente do Sri Lanka, Mahinda Rajapakse: priu@presidentsoffice.lk
• Secretário de Defesa, Segurança Pública, Lei e Ordem, Gotabhaya Rajapakse: gotabaya@defence.lk
• Cópias e mensagens de solidariedade para: unitedsocialists@gmail.com e cwi@worldsoc.co.uk