CSP-Conlutas vence as eleições dos Metalúrgicos de Itajubá
Nos dias 25 e 26 de março foram realizadas as eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Itajubá-MG e Região, filiado à CSP-Conlutas. Concorreram duas chapas: a Chapa 1, encabeçada pela CSP-Conlutas e a Chapa 2, pela CUT. A Chapa 1 obteve 61% dos votos e a Chapa 2, 39%.
A chapa da CSP-Conlutas foi definida numa convenção realizada no dia 03 de março, na qual os militantes da LSR participaram.
Apesar da vitória, temos que registrar que a postura autoritária do PSTU nesta convenção colocou em risco a unidade da CSP-Conlutas.
Diferente da tradição que existe na CSP-Conlutas, o PSTU foi contra a proporcionalidade direta e impôs a linha de corte de 20% implementada nos sindicatos da CUT. Ou seja, só tiveram representação na chapa da CSP-Conlutas os coletivos de trabalhadores metalúrgicos que obtiveram mais de 20% dos delegados presentes na convenção.
Apesar de não concordarmos com esta medida antidemocrática, resolvemos participar desta convenção, pois colocamos os interesses dos trabalhadores metalúrgicos de Itajubá-MG e Região acima da mera disputa sindical. Caso contrário, teríamos duas chapas da CSP‑Conlutas. Se isto ocorresse, haveria uma possibilidade concreta dos pelegos da CUT assumirem a direção do sindicato.
Parabéns aos companheiros da Chapa 1, em particular aos militantes da LSR, que garantiram a unidade e a vitória da CSP-Conlutas e da categoria nesta eleição sindical!