Renatão do Quilombo – primeiro vereador quilombola
Renatão do Quilombo (PSOL) tomou posse como novo vereador da cidade de Niterói. Renatão será o primeiro vereador quilombola do Brasil. Ele é liderança da comunidade do Quilombo do Grotão, localizado no Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói. O vereador ocupará a vaga de Paulo Eduardo Gomes que precisou se ausentar da Câmara durante o mês de novembro para proferir uma série de palestras em diversos países da Europa a convite de Paul Murphy membro do parlamento europeu e do Comitê por uma Internacional dos Trabalhadores.
“A luta em defesa do meio ambiente, das mais diversas formas de cultura popular e a defesa do povo negro terão forte destaque no nosso mandato. Dedico esse mandato a todas as comunidades de Niterói. A porta do meu gabinete estará sempre aberta a todas e todos os que lutam por uma cidade mais justa e fraterna”, disse Renatão do Quilombo, que fará uma série de atividades durante o mês de novembro, considerado o mês da Consciência Negra.
“Boa noite à população presente nas galerias, aos que estão assistindo pela TV Câmara e aos colegas, vereadoras e vereadores.
Em primeiro lugar, quero dizer que é uma honra assumir esse mandato do PSOL e estar aqui, junto dos meus companheiros Renatinho do PSOL e Henrique Vieira, enquanto nosso líder de bancada, Paulo Eduardo Gomes, cumpre a importante missão de nos representar em visita ao parlamento europeu.
Quero dedicar esta posse à comunidade do Quilombo do Grotão, e em especial ao fundador da nossa comunidade: Manoel Bonfim, meu avô, que foi escravo em Sergipe e veio para Niterói trabalhar na fazenda do Engenho do Mato. Meu avô foi uma das mais importantes lideranças na primeira reforma agrária do Brasil, ocorrida justamente naquele local, que hoje é um bairro importante, mas já tão sofrido de nossa cidade.
Espero aqui nesta Casa contar com o apoio de meus pares para realizar conquistas para o Engenho do Mato, Várzea das Moças e toda a Região Oceânica, tão abandonada. Apesar desse destaque, esclareço que nosso mandato lutará por toda a Cidade.
Como militante social, negro e trabalhador, dedicado às lutas da cidade, terei enorme orgulho de manter esta minha caminhada neste parlamento onde serei o primeiro vereador remanescente de família quilombola do Brasil. Agirei conforme os compromissos assumidos na campanha e manterei minha coerência lutando ao lado de cada comunidade, na defesa do Meio Ambiente e de todas as formas de cultura popular; junto de cada cidadão que defende uma cidade melhor, mais justa e fraterna.
Quero agradecer a todas as comunidades tradicionais da cidade, desde meus irmãos do Quilombo, os pescadores artesanais de Itaipu, de Jurujuba, da Praia Grande (aqui na Ponta D’Areia, hoje ameaçados pela OUC), da Duna Grande em Itaipu e do forte Imbuhy até a comunidade da Fazendinha no Sapê, os sitiantes da Serra da Tiririca e outras comunidades que estão na luta pelo resgate, preservação e valorização da história da cidade. Também quero agradecer o apoio de professores e alunos da UERJ e da UFF que nos ajudaram de diversas formas a conquistar nosso espaço na cidade.
Muitas dessas comunidades citadas hoje se organizam através do Fórum das Comunidades Tradicionais de Niterói, que já acumula vitórias como a criação da RESEX, a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu.
Podem ter certeza que a cultura popular, negra e das comunidades tradicionais, terão forte expressão no curso desse nosso mandato.
A luta do povo negro se fez durante 350 anos de escravidão através dos quilombos, da religião afro-brasileira, da capoeira e da música negra. As comunidades tradicionais são verdadeiros guardiões do Meio Ambiente e do conhecimento empírico da Natureza em todo o país. Por isso precisamos valorizar essas formas de Cultura.
Faço uma saudação especial aos capoeiristas desta cidade, e me comprometo a lutar pela valorização desse esporte para que Niterói seja um exemplo da prática da Capoeira para todo o país.
Como integrante do Conselho Político do mandato Paulo Eduardo Gomes, tenho também o compromisso de seguir defendendo os projetos e políticas públicas construídos por este conselho. A defesa da transparência, do controle social, a participação popular, a democratização da comunicação, da educação e da saúde pública, continuarão também a ser prioridade em nosso mandato.
Por fim, espero contribuir para que todas as comunidades da cidade sejam mais respeitadas e que o povo trabalhador avance nas suas lutas. Desde já deixo aqui o gabinete do mandato à disposição de todas e todos que lutam por uma Niterói melhor. Espero contar com a participação e a contribuição de todos os movimentos sociais e populares da cidade. Mesmo que por pouco tempo, pretendo ser relevante porta voz do povo desta cidade.
Aproveito a oportunidade para convidar a todos os presentes a subirem logo após a sessão para o nosso gabinete para que a gente realize uma reunião sobre o planejamento do mandato. Assim pretendemos fazer a cada semana, ouvir as demandas de cada um. Muito obrigado pela atenção de todos. E vamos juntos construir essa caminhada! ”