Um lutador imprescindível: Benoni Alencar
O atual núcleo do PSOL-Serramar (Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé – RJ) foi formado em 2006. Naquela época o núcleo foi idealizado e fundado por mim e pelo jornalista comunista Benoni Alencar, militante histórico da luta pela democracia no Brasil, que havia sido preso e torturado pela ditadura militar por ter sido um importante líder estudantil oriundo de família nordestina pobre.
Infelizmente o ano de 2011 será lembrado pelo falecimento, aos 66 anos de idade, do presidente de honra do PSOL Rio das Ostras: BENONI ALENCAR.
Benoni foi encontrado morto em sua casa, no Palmital – Rio das Ostras, no dia 27 de setembro. A perícia médica feita pela polícia, afirmou em laudo que a morte foi por estrangulamento. Atualmente a polícia segue suas investigações para descobrir quem foi o autor deste assassinato.
A luta está comovida
Pois já em morte se encontra
Um lutador pela vida!
Mas a dor que nos comove…
Não silencia ou constrange
Nos une em vida e nos move
Que a vida do lutador
Nos inspira a lutar
Pra revolução (de amor)
Somos todos, ao lutar
Parte deste lutador
Viva Benoni Alencar!
Jonathan de Oliveira Mendonça
Professor e coordenador de Juventude
do diretório do PSOL Rio das Ostras-RJ
Benoni que nasceu no Piauí, trabalhou em jornais como O Globo e o Jornal do Brasil, mas sua principal característica foi ser um daqueles lutadores que dedicaram toda a sua vida ao Socialismo e à Liberdade.
Benoni estava trabalhando no Tribunal de Justiça de Rio das Ostras, e participava do Sindjustiça. Após décadas de espera, finalmente Benoni recebeu uma indenização em 2010 do governo federal pelos anos de prisão durante a ditadura militar, e com esse dinheiro organizou uma Biblioteca Popular no Palmital.
Essa atitude demonstra sua crença inabalável na educação do povo como instrumento para fazer a necessária revolução. Continuaremos a sua luta pelo socialismo sempre acreditando que na luta da classe trabalhadora BENONI SEMPRE ESTARÁ PRESENTE!