Chega de enganação, aumento real para os professores!

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e seu Secretário de Educação, Herman Voorwald, querem passar a impressão de que defendem a “valorização dos professores”. Ao mesmo tempo oferecem 0% de ajuste real para o funcionalismo.

Dizem que vão melhorar o Plano de Carreira do Magistério, mas o governo não tem a intenção de revogar nenhuma das leis e resoluções passadas nos últimos dez anos que retiraram direitos dos professores, sucatearam as escolas e achataram os salários.

Mesmo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é possível dar aumento real para todo o funcionalismo. O governo gasta hoje apenas 54% com a folha de pagamento do funcionalismo público e a LRF diz que pode chegar até 60%. Na pasta da Secretaria de Educação o nível é menor ainda.

Queremos sim discutir um Plano de Carreira que realmente atenda as necessidades dos professores e demais funcionários e que prime por uma Educação de qualidade para as crianças. O apresentado pelo governo até agora é pura enganação.

Nós exigimos um reajuste salarial imediato de 36,74% que, de acordo com os cálculos do DIEESE, seria necessário para repor o poder de compra desde 1998.

Outra enganação do governo foi a política de bônus, passando a ideia que aqueles professores que se dedicaram iam receber um bônus farto. Quem ainda tinha essa ilusão ficou bastante decepcionado após o dia 31 de março.

Luta contra municipalização em Taboão

No dia 24 de março realizamos um ato contra a municipalização da E. E. Francisco Vicente em Taboão da Serra/SP, com a participação de alunos, pais, professores e a Apeoesp (Subsede de Taboão da Serra). Fomos em passeata até a Prefeitura onde protocolamos um abaixo assinado contra a municipalização.

A prefeitura do PSB/PT está querendo municipalizar essa escola e aos poucos absorver todo o ciclo I que ainda está a cargo do Estado. No entanto, a prefeitura não consegue atender a demanda de creches e pré escolas. No ciclo I trabalham com três turnos diários e estão querendo ampliar a rede. A qualidade na rede municipal em muitos aspectos consegue ser pior que a rede estadual.

Eleições na Apeoesp

No dia 09 de junho teremos eleições na Apeoesp, o maior sindicato da América Latina. Serão eleições para a diretoria e para os conselheiros regionais e estaduais. Todos os cargos agora com mandato para 3 anos, mudança ocorrida no último congresso.

A Oposição Alternativa Unificada consolidou alianças importantes no campo da esquerda e tem condições de lutar e sair vitoriosa nesse pleito para conseguirmos combater os ataques dos governos federal e estaduais. Precisamos de apoio na divulgação das nossas ideias e de ajuda no dia da eleição.

Você pode gostar...