COP 26 e a ASI: como estamos lutando para acabar com a mudança climática

A COP 26 iniciou suas reuniões nessa segunda-feira. Como os socialistas devem reagir?

Então, esta é a semana pela qual todos temos esperado!

COP 26 – uma cúpula de líderes mundiais e 30 mil políticos, empresários, banqueiros, “investidores verdes” e “lobistas verdes” e muitos outros interessados em estar em Glasgow esta semana para participar do evento que é patrocinado por uma série de corporações multinacionais dos setores de energia, automóvel, químico, farmacêutico e de TI. Estas são as pessoas que supostamente podem garantir que as medidas necessárias para lidar com a crise climática sejam tomadas e implementadas, mas os sinais não são bons.

O presidente chinês Xi Jinping e o presidente russo Vladimir Putin não estarão presentes, embora desde 1990 seus países tenham ocupado o segundo e terceiro lugares, depois dos EUA, na emissão de CO² na atmosfera.

Até agora, os países têm lutado para alcançar a meta anunciada de 100 bilhões de dólares para enfrentar as mudanças climáticas. Esta é uma soma miserável – menos do que o mundo gasta anualmente em armas.A ONU estima que os“países em desenvolvimento” precisarão de 5,9 trilhões de dólares para atingir suas metas climáticas até 2030. De acordo com a “Campanha Jubileu da Dívida”, 34 dos países mais pobres do mundo gastam quase US$ 30 bilhões por ano no pagamento de dívidas aos bancos, sem dúvida incluindo aqueles que patrocinam a COP 26, mas têm apenas US$ 5,4 bilhões para gastar em medidas para reduzir o impacto das mudanças climáticas.

O objetivo original em limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C não é mais considerado alcançável. Os cientistas agora pensam que um aumento para 2,7°C acontecerá.

Como Greta Thunberg disse, tudo o que podemos esperar desta cúpula é “Blábláblá”. Concordamos com ela que a COP 26, tal como está, não mudará nada, a menos que “haja uma grande e massiva pressão externa”. Mas temos que ir além. Temos que nos livrar dos banqueiros, que ela diz “estão financiando nossa destruição”. Com eles devem ir as corporações multinacionais, os políticos corruptos e o comércio de armas. Em outras palavras, o capitalismo tem que acabar, e ser substituído por um mundo socialista democrático.

Para construir tal alternativa é que a Alternativa Socialista Internacional está participando de forma mais intensa nos protestos em torno da COP 26.

A cada dia desta semana publicaremos um artigo destacando diferentes aspectos da luta para deter as mudanças climáticas escrito por ativistas de todo o mundo. Eles incluem:

  • Contra o capitalismo verde
  • A ameaça aguda da crise climática
  • O porquê da crise climática em uma crise capitalista
  • A crise climática, o imperialismo e a opressão
  • Por que as Feministas Socialistas devem agir sobre o clima e pela mudança de sistema
  • Como o planejamento socialista resolveria a crise?
  • Construindo um movimento climático que possa superar o capitalismo: como podemos vencer?

Teremos uma grande presença de todo o mundo em Glasgow e Edimburgo nos protestos de sexta-feira e do sábado, fazendo campanha para construir um movimento, uma organização socialista que seja capaz de mudar o sistema. Em outros lugares, nossos apoiadores que não podem ir a Glasgow estarão fazendo campanha em suas próprias cidades e países.

Se você quiser nos encontrar em Glasgow, você pode nos contatar aqui.

Durante os protestos de sexta-feira e sábado, estaremos realizando reportagens ao vivo dos protestos. Eles podem ser vistos neste site e em nossa página do Facebook.

E no final do protesto de sábado estaremos realizando um comício ao vivo em Glasgow.

Se você estiver em Glasgow, venha para o comício. Vai ser fantástico. Grandes palestrantes, um público internacional e o mais importante, as ideias que precisamos para acabar com este sistema capitalista e substituí-lo por uma sociedade ecologicamente sustentável, globalmente justa e democraticamente socialista. Se você quiser participar, pode se inscrever aqui.

Contamos com o apoio de trabalhadores e jovens para financiar nosso trabalho – por favor, considere doar para nossa campanha para trazer jovens socialistas e ativistas climáticos à COP26! Você pode doar aqui

Se você gosta do que dizemos, se você gosta do que fazemos, se você concorda que precisamos nos organizar para acabar com o capitalismo e substituí-lo por uma sociedade socialista democrática. Junte-se a nós!

Você pode gostar...